Sunday, September 30, 2012

Ultrapassar a crise - Opção IV: Comunicar melhor



Comunicar bem para vivermos bem connosco e com os outros é essencial! Quando comunicamos bem evitamos conflitos e más interpretações do que dizemos. Quando escolhemos os momentos certos, e dirigimos as palavras adequadas, às pessoas com quem verdadeiramente queremos comunicar, então tudo fica bem! Tenho uma frase que por vezes utilizo, quando quero caracterizar a comunicação assertiva: "Dizer as palavras certas, às pessoas certas e nos momentos certos!".....E este país precisa disso!
Portugal precisa de portugueses que saibam comunicar assertivamente, utilizar a lingagem e os canais de comunicação adequados para falarem. E para falarem sobre coisas verdadeiras e com fundamento, para falarem verdade, e com palavras concretas e com confiança nelas próprias. Este país de politicos que falem verdade, e que saibam quando e para quem devem falar a verdade. Eu sei que eles existem, mas por vezes preferem incendiar, em vez de falar, preferem provocar, em vez de comunicar, preferem colocar as palavras nas bocas das pessoas, em vez de as ouvir. E quando ouvirmos o que os outros dizem, podemos evitar desastres....como este cartoon demonstra.
Comunicar também é ouvir, ler os sinais, entender o que nos dizem, o que nos escrevem. Em qualquer empresa ou organização, a Comunicação assume-se cada vez mais como uma área estratégica, principalmente nas organizações de grande dimensão. Imaginemos Portugal como uma grande organização, e porque o é, deve ter um Administração (ou Direcção Executiva) que comunique bem! Um Governo pode comnicar de forma assertiva, desde o Primeiro-Ministro até aos Secretários de Estado, passando inclusivamente por todas as chefias intermédias que existem nas organizações públicas da Adminstração Central do Estado.
Temos assistido a algumas falhas de comunicação no actual Governo, mas que ainda podem ser resolvidas a tempo e horas. É uma questão de vontade politica, e de incremento da capacidade de coordenação da equipa governativa, e da aplicação de uma estratégia de comunicação intra e inter governamental.
Para que as politicas deste Governo (e de qualquer Governo) sejam bem entendidas, elas precisam de ser bem explicadas, inclusivamente para as pessoas que apoiaram ou ainda apoiam o actual Governo e o partido que o elegeu. Nem que para isso tenha que ser criada uma especie de task-forçe de Comunicação que viaje pelo país a promover sessões públicas de esclarecimento sobre todas as medidas ecónómicas, sociais e politicas que afectam as nossas vidas.
Essa task-forçe para além de ter fortes capacidades pedagógicas, de comunicação, e de entdendimento das matérias a apresentar e a discutir com a população, também devem saber ouvir e ouvir bem! Falar bem e ouvir bem é Comunicar Bem!









No comments: