Tuesday, September 18, 2012

Ultrapassar a crise - Opção II: Tomar Decisões

Dizer Sim, dizer Não, dizer Talvez, faz parte de qualquer tomada de decisão. Quando dizemos sim, estamos a aceitar e a concordar com algo ou com alguêm, quando a nossa resposta é Não, estamos a rejeitar situações, opiniões, objectos e pessoas, quando dizemos Talvez, podemos estar a dar o benefício da dúvida ou a suscitar expectativas em nós próprios ou noutras pessoas.

Tomar Decisões, no seu sentido metódico, amplo e aplicado a qualquer área, gera comportamentos, e resultados. Muitas pessoas tomam decisões, sem terem a a noção dos efeitos das mesmas, nem da necessidade de as tomar.

Ao longo da nossa vida tomamos decisões (bem ou mal tomadas) sobre momentos importantes, como a escolha de uma licenciatura, como a escolha de uma carreira profissional, como a decisão de casar, como a escolha de comprar uma casa, a decisão de ter filhos, etc. Todas estas decisões são marcantes nas nossas vidas, e afectam-nos, para o bem e para o mal.

Existem instrumentos e processos de Tomada de Decisão que ajudam a tomar uma boa decisão, e a minimizar os eventuais efeitos nocivos que poderam existir nessas decisões. Podemos encontrar esses instrumentos na Ciência da Gestão, na Matemática, na Estratégia, na Psicologia, etc. No entanto, também podemos ser apenas sensatos e humildes, utilizar a nossa inteligencia, pedir a opinião, e escolher a melhor opção. Nem todas as decisões precisam de uma analise cuidada dos seus prós e contras, das suas causas e dos seus efeitos. Mas as decisões que transformam a nossas vidas precisam de uma reflexão mais cuidada, de orientações, de apoios, de recursos, de fundamentações, de crenças, e de previsões. Na altura conjuntura económica, é vital saber Tomar Decisões estruturantes e transformadouras das nossas vidas. Todos nós, quando tomamos grandes decisões devemos saber bem o que queremos, porque é que estamos a tomar determinada decisão, saber prever resultados, e ter....ter sempre um Plano B!
 
Hoje em dia temos muitas fontes e meios de informação e comunicação, temos acesso a mais e melhor educação do que à 40 e 50 anos atrás, temos mais consciencia social colectiva, mais possibilidade de participar civica e activamente na nossa vida social e politica.

Quanto mais pessoas souberem Tomar Decisões, mais depressa saímos da actual crise que está a afectar Portugal!





No comments: