Monday, December 31, 2012

Comunicação Virtual - um pequena grande reflexão

Este video foi me apresentado por um colega meu do ISPA. O tema que nele é abordado é pertinente e extremamente actual - a Comunicação Virtual.

Todos nós (ou uma maioria cada vez maior) utilizamos a Internet, os Telemóveis, e outras tecnoogias associadas às novas formas de Comunicação e de partilha de Informação. Uma parte de nós ainda não nos demos conta dos efeitos perversos que o abuso na utilização destas novas tecnologias de comunicação podem representar para a Humanidade. O Homem está em mutação...!? Genericamente falando sim.....mas será que as mutações são todas boas.....?

Neste video, temos exemplos de pessoas, que estão ficamente lado a lado, a centrimetros de distância, e que comunicam por SMS's. Há 20 anos atrás isto era quase impensavel e impossível para a grande maioria das pessoas, mas actualmente, entre as novas gerações, isto tornou-se uma forma banal e perfeitamente aceitável de conversar e de comunicar....! E isto assusta-me....! Ou seja, deste ponto de vista, se desligarmos os telemóveis, deixamos de ter voz, de ter capacidade de comunicar, de inter-agir entre nós! E isto, sim, deve se evitar!

Não devemos deixar de utilizar os meios humanos de comunicação, os olhos, a voz, a linguagem gestual e corporal, o papel, os sons naturais. Não nos devemos esquecer das nossas bases comunicacionais, dos nossos geneses da comunicação. Se isso acontecer, estamos cada vez mais tecnológimente dependentes.

http://www.ted.com/talks/lang/pt/sherry_turkle_alone_together.html

No comments: