Sunday, December 28, 2008

Personagens e acontecimentos nacionais de 2008



Portugal viveu momentos baixos mas também momentos de felicidade e de satisfação. Não ficamos imunes à crise que explodiu no sistema bancário e financeiro dos EUA, cam ramificações no funcionamento da própria Economia de Mercado, que existe em muitos países, entre os quais o nosso.

De qualquer forma, não podemos incutir, directamente, na falência dos bancos BPN e BPP, as causas que tiveram origem na crise financeira nos EUA. São casos de investigação criminal e judicial, que, espero-mos nós, a seu breve tempo sejam resolvidas.

Os tempos de cooperação estratégica entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro estão um pouco fragilizados. Entre outras questões em aberto, está o Código de Trabalho; o estatuto politico-administrativo dos Açores; e o Orçamento de Estado para 2009. Em ano de eleições esta vai ser uma relação gerida com pinças e muita delicadeza, talvez mais da parte do Primeiro-Ministro do que da parte do Presidente da República.

Apesar das tensões das últimas semanas, José Socrates ainda conseguiu marcar alguns pontos em 2009. Admita-se que ao nível da Diplomacia Económica, houve trabalho feito, que se espera vir a dar frutos a médio prazo. Uma personagem de destaque nestas aventuras da Diplomacia Económica Portuguesa, foi o computador portatil Magalhães, que tem aconpanhado o Primieiro-Ministro, e alguns ministros, em várias viagens ao estrangeiro.

Nem só de futebol vive o nosso desporto, e Nelson Évora mostrou uma qualidade de verdadeiro atleta e campeão nos Jogos Olimpicos de Pequim. É sempre bonito, e faz bem á nossa alma lusitana, mver um atleta português a ficar em primeiro lugar numa competição olimpica. Espero que o Nelson Évora consiga mais medalhas de ouro para o nosso país, e que continue a revelar um atleta de excelência.

As mudanças sociais e culturais não acontecem de um dia para o outro. É necessário sermos persistentes, traçar objectivo e um rumo consensual, tanto quanto possível. As grandes greves e manifestações que tem vindo a acontecer nos últimos 20 anos, tem sido mais de sectores públicos, nomeadamente ao nível da Administração Pública Central. Muitas áreas profissionais (mais ocupadas por funcionários públicos) tem vindo a ser "ameaçadas" por mudanças ao nível do seu estatuto profissional e da relação contractual com o Estado. Este ano, o ensino foi quem mais se evidênciou nas greves e manifestações contra o Governo.

Este foi também, o ano em que se registou um aumento do nível de crimanilidade violenta. Criminalidade esta, á qual o nosso país não estava habituado, que utiliza métodos mais violentos, quase sempre com o recurso a armas de fogo.

Há empresas portuguesas que continuam a marcar pontos na Economia Global. Uma delas é a Critical Software, que tem a sua sede em Coimbra. Os Bill Gates deste mundo não nascem só no Estados Unidos, também existem em Portugal.

Na investigação ciêntifica Portugal também mereceu um reconhecimento internacional, através de um prémio atribuido pelo European Research Council (ERC). A investigadora premiada, foi Elvira Fortunato, que se encontra à frente do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat/I3N), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa (UNL). A sua equipa conseguiu desenvolver um produto inovador - um transístor que integra uma camada de papel na sua estrutura - que já é utilizado por muitas empresas industriais, nomeadamente no sector automóvel.

100 anos de idade e talvez quase tantos dedicados ao cinema.....! Com esta frase não será dificil indentificar que estamos a falar de Manoel de Oliveira, o realizador (em actividade) mais velho do mundo, e um dos nossos simbolos culturais. Este Senhor do cimena fez 100 anos, e ainda tem vontade de trabalhar! Bem haja Manoel de Oliveira!

No comments: