Faz 100 anos um dos nossos Maiores! Um dos nossos grandes mestres do cinema, com um percurso e uma obra que, provavelmente, muitos realizadores não vão conseguir alcançar. Sou admirador do trabalho de Manoel de Oliveira, já há mais de 17 anos.....isto tendo em conta que tenho quase a idade para ser seu bisneto....tenho 33 anos.
Os planos do Mestre são inconfundiveis, a intensidade de algumas imagens, que não captamos na primeira visão, mas numa visão continuada. Porque contuinuada tem sido a obra de Manoel de Oliveira e, a herança que nos vai deixar, é um dos grandes patrimónios culturais portugueses e também europeus. O Mestre também tem grandes admiradores, e penso que seguidores da sua arte, em alguns países europeus, como o caso de França, onde encontramos alguns realizadores cujos filmes tem alguns "traços" semelhantes ao filme do Mestre.
Quem estiver interessado pode acompanhar um conjunto de iniciativas promovidas pela Fundação de Serralves no Porto, até Março do próximo ano. Podem consultar os seguintes sitios: http://www.serralves.com/ e ainda um dosseir feito pela Madragoa Filmes - http://www.madragoafilmes.pt/manoeloliveira/
A melhor prenda que, e seguindo a opinião do Manoel de Oliveira durante os últimos dias, será realizar mais filmes até ter forças para isso.
Parabens Manoel de Oliveira e obrigado pela sua obra!
No comments:
Post a Comment