Saturday, January 3, 2009

Make Policy not Politics

No Reino Unido (e nos países anglófonos), existe um termo para designar a politica governativa: Policy. Não existe propriamente, uma tradução desta palavra para a língua portuguesa, e a expressão mais parecida que podemos utilizar, é de facto, a politica de governação, seja a nível nacional, regional ou local.

Vem este título a propósito de um ano que, em Portugal, vai ser intenso, ao nível de campanhas eleitorais, com as máquinas partidárias preocupadas com os resultados que os seus candidatos iram obter nas eleições para o Parlamento Europeu, para as Autárquicas Locais, e para a Assembleia da República. Debates, entrevistas, sondagens, marketing político e eleitoral……são condimentos que irão alimentar a vida politica em 2009.

Quando se fala em Policy, fala-se naquilo que realmente importa para as populações, e no verdadeiro trabalho que cumpre realizar pelos responsáveis políticos, em benefício do seu país ou da sua região. No fundo, é para executar a “Policy” que os políticos foram eleitos.

De qualquer forma, não nos podemos iludir que os partidos vivem numa lógica de poder interno, que transmitem e tentam aplicar no exterior, à medida que vão ocupando posições governativas e legislativas. Os políticos e os partidos, não vivem sem poder público, sem, pelo menos, alguma exposição exterior, sendo que, se não usufruírem destas condições, deixam de ter força e representatividade na sociedade.

No comments: