Saturday, September 29, 2007

Questões e dúvidas

Bem sei porque criei este Blog! Falar um pouco sobre o que vejo, o leio, sobre o mundo de fora e o mundo de dentro. Mas também sobre o meu mundo...!

Falarei neste texto um pouco sobre acontecimentos recentes do meu mundo.

Falo aqui, pela primeira vez da minha actividade partidária e política, algo que, seguramente, não farei com frequencia! O partido do qual sou militante, o Partido Social Democrata (PSD), elegeu um novo líder, através do sistema de voto directo dos seus militantes. Eram duas as candidaturas. Uma liderada por Luís Marques Mendes, conotada com uma linha mais elitista e racional do partido, e a outra candidatura tinha como lider Luís Filipe Menezes, mais conhecido por ser emocional e mais ligado aos militantes de base.



O processo eleitoral foi composto de acontecimentos normais e anormais, com sondagens encomendadas por ambas as listas, a indicarem resultados favoráreis para as duas candidaturas.
Os acontecimentos normais fazem parte de qualquer acto eleitoral, independentemente dos seus protagonistas e do tipo de eleições em causa. Os acontecimentos anormais, infelizmente ocorreram.....! Desde pagamentos misteriosos de cotas, militantes das comunidades portuguesas que não existem, informações on-line mal elaboradas e ilusórias, queixas sobre o tratamento de alguns órgãos de comunicação social,...enfim, foram alguns acontecimentos que não favoreçem a imagem de um partido com o qual ainda me identifico e onde encontro militantes com capacidade de lidar o PSD e, ocupar cargos de destaque a nível nacional.


Bem sei que ainda "vai estalar muito verniz" no próximo congresso nacional, existiram muitos silêncios e declarações de apoio tardias. Há muita coisa por dizer. Haverá, durante o congresso, muitas intervenções exaltadas...talvez com ou sem razão...com ou sem lógica....com ou sem malicia....

Fiz parte do conjunto de militantes que durante as últimas semanas, que antecederam o acto eleitoral, tinham muitas dúvidas e exitações. Continuei nesse estado até ao próprio dia das eleições. Votei, e votei em consciencia, com alguma reflexão prévia, e pesando os prós e os contras de cada candidatura. Aliás, tive, a "precaução" de ouvir cada um dos dois candidatos, quando estes vieram à minha terra, Setúbal.

Perto das 24 horas do dia 28 de Setembro, os apoiantes de Luís Filipe Menezes, começavam a gritar vitória e a comportarem-se efusivicamente. Confesso que não estava à espera desta vitória....!

Surgem-me, logo após saber alguns resultados, nomeadamente os da secção à qual pertenço, algumas dúvidas e questões, que ainda considero legitimas colocar.

1º - Será que o sistema de eleições directas para um partido político resulta?
2º - Será que os miltantes queriam escolher o Dr. Luís Filipe Menezes para líder do PSD?
3º - Será que os militantes sabem qual é o significado político do voto em branco?
4º - Será que os militantes reflectiram bem?


Sobre algumas questões tenha a minha opinião, que admito, é tão válida como de qualquer outra pessoa, seja ela militante ou simpatizante do PSD. Em relação às eleições directas, por principio, concordo com este sistema. Mas os efeitos que produz - e constatamos isso durante as últimas eleições para a liderança do PSD - ser contrários às necessidades e essência de um partido. Julgo que não houve esclarecimento suficiente sobre os projectos, da parte das duas candidaturas. Existiram demasiadas "trocas de galhardetes" entre os dois candidatos à liderança, e entre alguns membros dos seus apoiantes. Outra falha, que pode constactar, foi a falta de discussão, nas assembleias concelhias e distritais, sobre estas eleições.

Respondendo à segunda questão, e pelo que pode observar, uma parte dos militantes do PSD, queria uma mudança de líder, e queriam, de alguma forma, dar esse sinal ao partido e à seu anterior líder, o Dr. Luis Marques Mendes. O sinal, que muitos desses militantes resolveram dar, foi o voto no Dr. Luís Filipe Menezes. Fica a questão no ar...Será que esses foram votos de circunstância ou de convicção?

A terceira questão, está intimamente ligada à segunda: Será que os militantes sabem qual é o significado político do voto em branco? Será que sabem que pode transmitir uma discordiancia com qualquer uma das candidaturas concorrentes? Será que sabem que é um voto válido, perante a Lei e, em termos políticos? Fiquei com a sensação que alguns militantes não percebem qual é significado do voto em branco....!

O Dr. Luís Filipe Menezes, ganhou a liderança do PSD, obtendo os votos necessários, segundo um processo democrático. Mas ficaria mais confiante, e seria mais saúdável para um partido como o PSD, se a sua vitória fosse mais sólida e apoiada por todos, ou quase todos os sectores deste partido. Refiro-me em particular, a personalidades que ocuparam e ocupam cargos de destaque dentro e fora do PSD. Segundo a giria jornalistica...os "Barões" do PSD.

Apesar das crenças, há mais vida para além da política e dos partidos...!

2 comments:

Lady_Bug said...

Convém salientar o facto desse senhor, ou quem ele delega para escrever por ele no blog, ser um plagiador descarado. Lembra-te do que se passou há uns tempos com o blog dele.
Andou a publicar textos que não passavam de cópias da wikkipedia. Nem se dignou a retirar os brasileirismos, haja paciencia.

Miguel Miranda said...

Joana, essa situação ficou registada na minha memória. Poderá ser útil em detminados momenyos, em determinados argumentos. Com ou sem paciencia da minha parte!

Obrigado pela tua opinião! Fica bem! Bjs