Saturday, March 24, 2007

O valor das palavras - advogar os outros

Advogar é a palavra que define a função do Advogado; ou seja, na sua essencia advogar é ajudar alguêm, que no caso dos advogados significa defender os direitos e interesses de alguêm que estão a representar perante um orgão judicial, como, por exemplo, os tribunais. Não nos esqueça-mos, que ao defender outrem o Advogado, está a contrapor a opinião ou posição de outro Advogado que, por sua, vez está a defender outra pessoa (ou conjunto de pessoas).

E onde entra o poder da palavra para um Advogado....?




A comunicação para qualquer profissional da área jurídica é fundamental para o seu trabalho. Seja através da doutrina (estudo, investigação e criação de fundamentações juridicas), seja através da jurisprudência (intervenção de entidades e organismos judiciais), um Advogado utiliza a palavra como principal instrumento de intervenção. Sem a sua intervenção oral na defesa do seu cliente, o tribunal, na figura de um juíz, de um colectivo de juízes, ou de jurados, só poderá, eventualmente, possuír elementos escritos da parte do Advogado, e tentar dessa forma tomar uma decisão com base na Lei. Já imaginaram algum Advogado sem capacidade oratória...? Eu não conheço nenhum que tenha bloqueios na fala ou seja incapaz de intervir em público, num tribunal ou noutro local. Quanto muito poderemos ter advogados gagos.....!


Todo o Direito é feito de palavra, que na sua forma escrita, ganha um verdadeiro poder quando é utilizado oralmente. Todos os institutos legais foram criados e construídos através da palavra, desde o ínicio dos tempos. Qualquer sentença é proferida de palavras, cujo o peso pode ser mais ou menos sentido. A essencia dos discursos e das intervenções dos advogados é feita de palavras, e necessáriamente, da capacidade que as suas palavras tem de decidir o rumo que desejam levar. Os advogados, principalmente, os mais experientes sabem utilizar as palavras (inscritas na Lei) em seu beneficio e em beneficio dos clientes que representam. É comum ouvir-mos dizer, que existem sempre volta a dar em qualquer lei. Mas para um Advogado dar a volta à lei, terá que utilizar as palavras de forma eficaz, transformando a realidade, trasnfigurando um processo, de forma a ganhar a causa.

No comments: