É curioso....um dia a seguir ao outro...uma celebração a seguir a outra....um Dia Mundial a seguir a outro Dia Mundial....! Será que todos os dias são dias de festa....! Já podiam ter dito....a sim preparava-mo-nos todos para as festas diárias....!
Celebra-se, numa ordem de sucessivas celebrações diplomáticas e de politica internacional, o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza.
Existem realidades de pobreza conhecidas por todos, mas também novas realidades e novos pobres, nomeadamente em países industrializados, como o caso dos Estados Unidos.
As estatisticas também revelam e explicam uma parte destas realidades. A Rede Europeia Anti-pobreza, revela algumas dessas estatisticas. Em 2004, mais de 16% dos cidadãos da UE viviam em situação de pobreza, após as transferências mensais de apoio social (por exemplo, a atribuição do Rendimento Social de Inserção, que existe em Portugal). Em 2005, a taxa de pobreza antes das transferências sociais e de pensões era de 43% na UE a 25. Dentro desta percentagem, o grupo etário que vive uma situação mais fragil é de mais de 65 anos, os idosos.
Podem ser várias as causas que levam à situação de pobreza. Em Portugal, as três principais razões são: o salário não é suficiente para pagar as despesas (40%); os apoios sociais não suficientes (39%); e 37% devem-se a situações como a toxicodependência, o alcoolismo e outras situações de degradação social. No conjunto dos países da UE, o desemprego é o principal motivo (numa lista de 14 causas) com 35%.
No comments:
Post a Comment