Sunday, October 26, 2008

Uma boa ideia de ajuda!


A palavra ajuda, no contexto da cooperação (nomeadamente em cooperação para o desenvolvimento), tem um significado para estruturante e preciso. O seu fundamento relaciona-se com a capacitação de populações, de comunidades, de regiões e de nações. Existe o termo Ajuda ao Desenvolvimento, no glossário dos termos da Cooperação para o Desenvolvimento, que pode ser feito de forma bilateral (Estado a Estado) ou multilateral (entre mais que dois Estados e com a intermediação de uma organização internacional, ou através de uma organização internacional direccionada para multiplos Estados).

Em Portugal, a Assistência Médica Internacional tem tido a colaboração de várias empresas e grupos empresarias, em campanhas internas (em Portugal) e em territórios de outros Estados (principalmente em África e na América do Sul). Por exemplo, com a ajuda do Grupo Ibersol, grupo empresarial porturguês do sector da restauração, tem vindo a promover uma campanha de recolha alimentar para o Programa Alimentar das Nações Unidas, de forma a que consiga garantir 800.000 refeições durante um ano, para mais de 2.000 crianças, para que se possa salvar as suas vidas. Esta ONGD (Organização Não Governamental de apoio ao Desenvolvimento) também tem projectos de cooperação e auxilio humanitário com o apoio financeiro e material de outras empresas.

A ideia-base neste tipo de parcerias entre ONGD's ou ONGS e empresas, é muito louvável, e com potencial para se desenvolver ainda mais, seja em Portugal seja em outros países. Em todos os Estados que fazem parte da OCDE, existe este tipo de parcerias, algo que tem vindo a ser inserido na chamada Responsabilidade Social das Empresas.

Outro exemplo de parceria que temos, também em Portugal, é promovido pela OIKOS, através de promoção de campanhas de "Marketing Por Uma Causa", associando um produto ou serviço da sua empresa a uma causa humanitária, ou realizando Parcerias Estratégicas, com potencial de ganho ("Win-Win") para todas as partes envolvidas: a sua empresa, a comunidade e a OIKOS.

Saturday, October 18, 2008

Junto ao mar

Para muita gente é um privilégio junto ao mar, e acordar ou descançar depois de um dia intensivo, a olhar para o infinito que o mar nos pode mostrar. Seria bom ter cenários diários como estes que vos mostro.








Dito Divino II

"Um corpo mais um espirito é igual a um homem com vida/um esprito menos um corpo é igual á vida de um homem" - Paulo Teixeira Pinto, Lisdoa, Outubro de 2008

Friday, October 17, 2008

Em festa com a Pobreza


É curioso....um dia a seguir ao outro...uma celebração a seguir a outra....um Dia Mundial a seguir a outro Dia Mundial....! Será que todos os dias são dias de festa....! Já podiam ter dito....a sim preparava-mo-nos todos para as festas diárias....!
Celebra-se, numa ordem de sucessivas celebrações diplomáticas e de politica internacional, o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza.
Existem realidades de pobreza conhecidas por todos, mas também novas realidades e novos pobres, nomeadamente em países industrializados, como o caso dos Estados Unidos.
As estatisticas também revelam e explicam uma parte destas realidades. A Rede Europeia Anti-pobreza, revela algumas dessas estatisticas. Em 2004, mais de 16% dos cidadãos da UE viviam em situação de pobreza, após as transferências mensais de apoio social (por exemplo, a atribuição do Rendimento Social de Inserção, que existe em Portugal). Em 2005, a taxa de pobreza antes das transferências sociais e de pensões era de 43% na UE a 25. Dentro desta percentagem, o grupo etário que vive uma situação mais fragil é de mais de 65 anos, os idosos.
Podem ser várias as causas que levam à situação de pobreza. Em Portugal, as três principais razões são: o salário não é suficiente para pagar as despesas (40%); os apoios sociais não suficientes (39%); e 37% devem-se a situações como a toxicodependência, o alcoolismo e outras situações de degradação social. No conjunto dos países da UE, o desemprego é o principal motivo (numa lista de 14 causas) com 35%.

Thursday, October 16, 2008

Dia Mundial da Alimentação - será que devemos festejar....?


Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Alimentos, (ou da Alimentação....ou da criação da FAO). Que assim seja....! Mas que seja de forma pragmática, com consciência dos problemas que existêm, das barreiras que dificultam a resuloção desses problemas, mas também com a esperança de que são possíveis soluções económicas e políticas para diminuir a fome, principalmente, em países menos desenvolvidos e com pouca capacidade e diversidade de produção.


Que todos os individuos tivessem acesso diário a todos os alimentos observados nesta imagem, é um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, embora esteja colocado numa meta (Erradicação da Pobreza) que não tenha uma ligação totalmente explicita em relação à Roda dos Alimentos. Será que ainda falamos de equidade e de equilibrio na distribuição de riqueza....desta vez de riqueza alimentar...? Estou em dúvida de que se fale todos os dias sobre isto, e se pratique esta equidade nas zonas do globo mais necessitadas de equilibrio na distribuição da riqueza.