Tuesday, September 9, 2008

Em Angola sê Angolano


Esta imagem é da Baia de Luanda, que tem sido alvo dos grandes projectos imobiliários promovidos pelo governo de José Eduardo dos Santos. É sinal de crescimento urbano e de, também de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) que tem sido visivel e notório em Angola.
Houve eleições legislativas à poucos dias. Ganhou o MPLA, com cerca de 80% dos votos. O MPLA mantê-se à frente do governo angolano. A elite governativa angolana também se mantêm durante mais quatro anos. Angola já viveu dias piores...? Sim, já viveu dias piores....!
Acredito que a realização de eleições pluripartidárias seja um sinal de democracia. De facto, isso aconteceu em Angola. Também é um facto que alguns orgãos de comunicação social portugueses, não poderão fazer a cobertura deste acto eleitoral.
O titulo pode parecer um pouco estranho - "Em Angola sê angolano" - mas não é uma afirmação totalmente descabida. Por exemplo, os investimentos de raiz em Angola são um retrato fidedigno dessa inevitabilidade de, em solo angolano, assumir as condições angolanas. Na sua essencia, a existência de regras e de condições que normalizem os investimentos, faz sentido e é saudável que existam. Mas quando essas regras, embebidas num espirito estatizante, tentam controlar demasiado a actividade des empresas estrangeiras em Angola, então é caso para dizer que "quem não quiser ser angolano não tem lugar em Angola....!".

No comments: