Saturday, January 5, 2008

Capital rotativa em Portugal

Este post é provocatório, confesso…! Mas penso que esta ideia de termos uma capital rotativa no nosso país (ou em outro país) seria culturalmente viável, politicamente dúbia e economicamente difícil de sustentar. Coloco uma sondagem, para tentar, de alguma forma, perceber até que ponto – o universo de indivíduos que respondam – a ideia de termos capitais temporárias em Portugal seria aceitável.

Tivemos um referendo à, relativamente pouco tempo (em Novembro de 1998), sobre a Regionalização em Portugal. O resultado não foi favorável a esta opção administrativa, permanecendo a divisão administrativa que existia à data, e que ainda existe como tal. Mas a descentralização do poder, nomeadamente o poder administrativo ainda está na mente de muitos portugueses, sejam eles políticos ou não. Portugal tem muitos exemplos de regionalismo e de municipalismo aguerrido, com alguns exageros irracionais.

Uma eventual alteração desta identidade politica e constitucional, teria que ser muito discutido e ponderado, nos seus vários aspectos, nomeadamente de carácter politico, administrativo, económico e cultural. E, penso seu, esta rotatividade não poderia ser menor que 1 ano ou com a duração de um mandato legislativo nacional, ou seja 4 anos.

A questão que pretendo colocar é a seguinte: Concorda que Lisboa deixe de ser permanentemente a Capital de Portugal?

Tal como na sondagem anterior – “Concorda que Portugal seja uma província de Espanha?” – pretendo fazer uma leitura sobre as respostas que forem dadas às opções apresentadas.

2 comments:

Anonymous said...

Antes de colocares uma questao destas devias fazer alguma pesquisa? Caso o tivesses feito devias saber que a capital de Portugal ja foi itinerante! Na verdade, nao so em Portugal, mas tambem noutros paises! E deixou de o ser por razoes diversas, incluindo questoes logisticas, interesses politicos, etc. etc.
Sendo assim, qual a relevancia da sondagem por ti proposta??

Miguel Miranda said...

Antes de justificar alguma da relevância que esta sondagem poderá ter, gostaria de saber a quem estou a responder. Julgo que os comentários deveriam de ser assumidos. Mas enfim, talvez não seja pertinente....nem necessário.

Bem sei que a capital de Portugal, e de outros países, como o Brasil, Moçambique, Estados Unidos, Reino França, e outros...nunca foram o mesma cidade. No século XIX, o Rio de Janeiro era a capital política, económica e administrativa do Brasil, antes de Brasilia existir. Este é apenas um exemplo.

A minha principal intenção, na criação e animação desta sondagem, ou deste tema, prende-se com o gosto em provocar consciências e debater opiniões. Não existem motivações políticas, por detrás desta sondagem. E não tenho qualquer receio, em divulgar qual foi a minha intenção de voto: votei no Não.

Outra razão, pela qual criei esta sondagem, deve-se ao facto de viver num concelho e num distrito que se encontra absorvido em termos económicos, culturais e políticos por Lisboa. Uma grande parte dos habitantes do meu concelho, trabalha em Lisboa, ou seja está dependente económicamente de Lisboa, da actual capital. Este facto desperta um sentimento de frustação para os habitantes do concelho de Setúbal, e para os concelhos vizinhos. Sem querer atribui culpas a ninguem, temos que assumir que a história politica, administrativa e económica sempre levou à identificação de Lisboa como o principal centro de decisão nacional. É natural que assim seja, dirão alguns (ou talvez a maioria), mas isso não é necessáriamente bom para o nosso país. Daí que talvez, a necessidade de partilha de decisões nacionais fosse motivadora e interessante para o próprio desenvolvimento de Portugal e para a motivação de consciências criticas nos portugueses.

Já agora....esta resposta era dirigida a autor do primeiro comentário, e de quem eu gostaria de saber qual seria a intenção de voto. E porque não o seu nome também...!

Miguel Miranda