Tuesday, July 10, 2007

Em Lisboa de novo

Estamos em plena actividade eleitoral em Lisboa, cidade de que já falei, e falei com gosto e ternura. São vários os candidatos, várias as candidaturas, várias ideias e projectos em teoria, várias pessoas interessadas, várias pessoas que provocam interesse, vários participantes politicos e muita...muita gente a assistir.

Lisboa é linda sob o seu manto de luz azul e sobre a sua história e estórias. Como pode a estratégia politica aproximar-se e incluir na sua definição a beleza de Lisboa?...Concretamente...Ideológicamente...não sei. Mas sinto, e sentir deve fazer parte de qualquer estratégia politica, seja ao nível de um governo de uma cidade ou de um país. Sentir a cidade de Lisboa, acordar com ela e dormir com ela, numa relação de conhecimento e de construção de uma vida. Talvez seja possível inserir este sentimento numa estratégica politica, que, por natureza deve ser racional e viável.

A grande maioria dos partidos e dos seus cabeças-de-lista, está, penso eu, em condições de sentir Lisboa. Confesso que tenho simpatia mais por uns, do que por outros, mas vão me perdoar a minha intenção em manter a minha preferência em segredo. Se apreciam a democracia responsável, a liberdade política e respeitam a pluralidade de ideias e de ideologias como eu aprecio, de çerto que poderão pressupor qual seja o meu campo ideológico.

Também tenho receio que estes candidatos (incluindo todos os membros das várias listas) percam o sentir por Lisboa, tenho receio que deixem de sentir Lisboa como devem sentir....! Poderá isso ser possível...? Será que já é possível...? Tenho gosto em ser um espectador activo, e talvez tenha a felicidade de concretização de esperanças - que eu que não sou lisboeta, e que respeito e sinto esta cidade - de ver uma Lisboa jovem, com alegria, com futuro, com vida.

No comments: