Com este pequeno artigo, corro o risco de ser mal compreendido e de expressar uma opinião com relativa fundamentação tecnica. Não sou economista, tenho formação em gestão e em ciencias sociais...pode ser que me entendam....!
Como consumidor assumo a minha atitude de algum despreendimento a marcas, lojas, produtos e serviços. Quero isto dizer, que, independentemente de ter os meus gostos pessoais e as minhas preferencias e estilos como consumidor e cliente, sempre achei que era saudável optar por diferenciar o nosso consumo, tendo em conta, é clara a nossa capacidade económica e financeira. Não me refiro somente a produtos de consumo alimentar, refirmo-me a todos os produtos e serviços que adquirmos enquanto consumidores. Desde a restauração, à hotelaria, vestuário, comércio tradional, de grandes superficies e de retalho, produtos de Hi-Fi, informática, livros e livrarias, cinema, produtos desportivos, etc..etc...!
Para um economista, a diverficação no consumo, acompanhada por um aumento do mesmo, pode, em termos gerais, significar uma melhoria da actividade económica e dos seus principais indicadores.
A viablidade de uma empresa ou de um negócio, não se vê, sem a existência de clientes e consumidores dos seus produtos e/ou serviços. Para um cadeia de hipermercados, não interessa ter sempre o cliente tipo A, é importante atingir todos as faixas do mercado de consumo, ao nível de clientes. Mas a grande distribuição é, um sector de "resposta facil" no que diz respeito à diversificação da oferta de produtos e de serviços.
Por outro lado, lojas de comércio especializado, geralmente de menor dimensão e inseridas em espaços comerciais tradiocionais, tem uma resposta mais rigida ao nível da diversificação da oferta.
Mas discutir ao tema da diversificação do consumo, é importante, penso eu, termos sobretudo uma orientação macroeconomica, que nos faça perceber realmente a importância da diversidade na oferta de produtos e de serviços em qualquer economia, de qualquer país.
Na minha modesta opinião, talvez a diversificação na oferta e no consumo, seja uma alavanca positiva para superar o ambiente de recessão económica que tem sido visivel em países como Espanha, Portugal e Grécia.
Em jeito de provocação, deixo-vos com a ideia de que é importante poupar....! E agora muita gente vê porquê....!
No comments:
Post a Comment