Thursday, December 31, 2009

Memórias da década que termina hoje

Desde 2000 que a impressão que tenho do tempo e do mundo é mais que uma, são muitas as impressões. Imagens, memórias, acontecimentos,...... estórias e Histórias, que marcaram o mundo em que vivemos e em que viveremos, a crer e a fazer por, melhor.

A Europa passou a ser mais Europa com um pouco mais de dimensão politica e com maior intensidade ecónómica. Isso reflecte-se no actual quadro legislativo que constitui o funcionamento das instituições da UE e das relações entre os seus Estados-membros. O Tratado de Lisboa é um exemplo disso mesmo. A UE pode estar maior e com mais Estados-membros, mas ainda faltam alguns passos na cena internacional para comprovar a sua liderança em todos os domínios. Tenho dúvidas que isso aconteça já nos próximos 10 anos.....mas talvez possa existir um inicio de uma liderança económica e politica partilhada entre os vários blocos regionais do mundo.
Lá fora...e lá fora....no outro lado do Atlântico...? Os americanos registaram uma data lamentável na sua História - "The Nine Eleven". A 11 de Setembro de 2001, eu fiquei estufacto com o que acontecia em directo em todos (ou quase todos os canais do mundo). Em Portugal, a SIC assim como outros canais transmitia em directo o impacto de um avião contra um dos edificios mais altos do mundo....era a primeira vez que se via um atendado terrorista desta dimensão...era a primeira vez que viamos em directo algo que pensavamos (nós meros mortais e simples cidadãos de relativo poder) que nunca ia acontecer...pensava que os EUA tinham uma espécie de escudo protector contra qualquer atendado desta dimensão. Mas enganei-me....e o mundo também se enganou a si próprio...e talvez vai continuar a enganar também.


Não me esqueço dos objectivos de desenvolvimento do milénio que as Nações Unidas tentaram e ainda tentam atingir. Voltando a relembrar-los: 1º) Erradicar a fome e a probreza; 2º) Garantir o acesso ao ensino básico em todo o mundo; 3º) Promover a igualdade entre os géneros e dar mais poder às mulheres; 4º) Reduzir a motalidade infantil; 5º) Melhorar a saúde materna; 6º) Garantir a sustentabilidade ambiental; e 7º) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.






No comments: