Tuesday, November 3, 2009

Um Passado que fica na História



Lembrar o passado...mexer nas coisas que já lá vão....E vão mesmo...? O fim das inumeras estórias da Guerra do Ultramar (1961-1974) tornaram-se "peças de azulejo de um grande mural" que é História do nosso país, História dos portugueses.
Faço parte de uma geração que já ouviu muitas estórias de antigos combatentes, de pessoas que nasceram e viveram em África (principalmente em Angola, Moçambique, e na Guiné-Bissau), e de pessoas que ainda vivem em África. Acredito no significado e na relevância das estórias para a fundamentação cientifica, cultural e metodológica da História de um povo, de uma nação, e da própria Humanidade. E uma guerra tem muitas estórias...uma guerra como a do Ultramar...tem muitas estórias já contadas, outras por contar, e outras que ficam por contar, porque já existem ninguem no mundo dos vivos que fale sobre elas.
Assumo neste texto muitas dúvidas e muita ingnorância sobre este assunto. Assumo a minha curiosidade em saber mais sobre ele, em gostar de ouvir mais estórias, em ver respondidas algumas questões, em ver respeitados os antigos combatentes, as suas memórias. Assumo a minha vontade, em ver respeitados as vontades dos povos que lutaram pelas suas autonomias, face a um Portugal, em que na altura as suas elites do poder politico e económico viviam uma cegueira ideológica e uma ultrapassada ideia de Pátria além-mar.
Os tempos de hoje são livres, são tempos sociais e politicos diferentes, em relação ao que eram à mais de 40 anos atrás. Hoje não faz sentido uma governação politica e cultural de subjugação de uns povos em relação a outros.

No comments: