Friday, October 16, 2009

Celebrar o que se come e o que não se come....



A comida...a fome....o acto de comer...são elementos carregados de valor simbólico e que fazem parte das pautas culturais de qualquer comunidade, de qualquer nação, de qualquer grupo étnico. Celebra-se hoje, mundialmente, o Dia da Alimentação. Difilcilmente podemos negar que esta celebração não tem efeitos visiveis sobre os erros e defeitos da Alimentação, no que diz respeito à Saúde e à Económica, globalmente falando. Será um dia com meia dúzia de actos diplomáticos e politicos, realizados por organizações como a FAO, ou como a Assembleia das Nações Unidas.

À parte dos actos "festivaleiros" da Alimentação, é sempre bom reflectir sobre o que está mal, e que pode ser melhorado e corrigido, sobretudo na produção e distribuição alimentar. Um dos erros que se sentem a nível mundial, é na concentração geográficanas áreas urbanas e industriais (principalmente em territórios mais desenvolvidos como a América do Norte, a Europa e alguma parte da Ásia e da Oceania. Esta execessiva concentração de centros empresariais e industriais de produção e de distribuição alimentar, acaba por prejudicar o comércio alimentar noutras zonas do globo, como por exemplo a África Subshariana.

Este entendimento sobre os erros da politica alimentar a nível mundial, não tem conotação ideológica, não, do meu ponto de vista, faz sentido que tenha.

A ajuda alimentar aos PMA (Países Menos Avançados) com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) ainda mantém uma óptica de distribuição (talvez mais em situações de carência extrema e de emergência). A estratégia da ajuda alimentar devia (confesso que não sei bem se está) ter uma forte parceria com a ajuda técnica, nomeadamente em projectos e programas orientados para sectores como a Educação, a Formação, o Desenvolvimento Industrial e Comercial, e o incenctivo à produção e utilização de eneregias limpas e renováveis.

No comments: