Saturday, February 28, 2009

Dito Divino V

"O Vinho é tão humano quando é bom, quando tem uma noção de terroir, de tipicidade, que já tem uma memória em si- a memória do solo, do subsolo, de todos os anos e séculos de comunidades que trabalharam naquele pedaço" - Palavras sábias ditas pelo enologo Jonathan Nossiter num hotel em Lisboa, e publicadas pela Revista Ler.

Friday, February 20, 2009

Insensatez

Insensatez....acto ou acção desprovida de sentido, de razão...isto tendo em conta o que nos diz o nosso articulado linguistico e gramatical. E o Mundo mostra-nos que este acto é frequente. Vejamos alguns exemplos recentes.

O actual Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, conseguiu ganhar, num segundo referendo ao povo venezuelano, a proposta de alteração constitucional que acaba com o limite para reeleição a cargos públicos. Será isto democrático, na sua essencia....pergunto eu...? Qual a verdadeira razão, por detrás desta alteração constituicional...? Passo a passo, meus amigos....passo a passo....as coisas realmente acontecem!

O Exército americano veio ajudar a dar uma ajuda à "festa" da crise. Responsáveis do Exército envolvidos no plano de reconstrução fizeram desaparecer cerca de 125 mil milhões de dolares desde 2003. Alguns orgãos de comunicação social, dizem que parte desse dinheiro, foi aplicado na construção da nova embaixada americana no Iraque, com uma dimensão equivalente a 80 estádios de futebol. Numa altura, em que os EUA deviam começar a contibuir para a diminuição dos efeitos da crise financeira internacional, este é um péssimo exemplo.

Mas não se pense, que o novo governo dos EUA liderado pelo Presidente Barack Obama, tem revelado insensatez. Até agora a sua eleição tem merecido crédito e confiança. Mas o Partido Repúblicano, durante a aprovação do Plano de Recuperação Económica da actual Administração Obama, deu sinais de insensatez...resolveu actuar de forma partidária....e esqueçeu-se que os seus próprios eleitores (repúblicanos) também sofrem com a crise. A grande maioria dos senadores do Partido Republicano, incluindo John McCain, votaram contra este plano, alegando que seria demasiado despendioso.