Wednesday, November 26, 2008

O Grande Canal



A percepção que tenho da Internet deve ser comum a milhões de utilizadores desta rede de comunicação. Talvez os “sentimentos” e crenças relativas à mesma, sejam mais diversos entre todos os seus utilizadores. Uma certeza eu tenho, esta rede vai se tornar numa rede primordial para muitas das nossas necessidades de comunicação e de obtenção de dados e de informação. E este futuro está cada vez mais perto.

Utilizo a expressão Grande Canal, com base no que vejo, no que oiço, e no que leio…..mas espero não estar a ficar dependente da Internet, para a tornar como a única fonte de informação e como o principal meio de comunicação. Seria mau sinal…..!

A Internet tem vindo a fazer parte das nossas vidas de uma forma cada vez mais frequente, e a vários níveis. Para além de ser uma área de negócio com tendência para crescer em muitos países, e o nosso não foge à regra, é cada vez mais uma via de comunicação entre particulares, empresas, organismos e serviços públicos, escolas, universidades, etc.

Os efeitos do alastramento da sua utilização são diversos. Por exemplo, a subsituição da televisão pela imensidão de "canais" que a Internet ofereçe, é um facto cada vez mais real. Os consumidores de produtos televisivos, tem vindo a diminuir, em grande parte devido à oferta de produtos de entretenimento que a Internet ofereçe. A faixa etária entre os 14/15 anos e os 35 anos é a grande utilizadora da Rede das redes de comunicação, e este grupo etário utiliza a Internet em qualquer local, desde que tenha acesso à mesma (que também pode ser feita através de telemóvel de 3ª Geração). Já falei, num texto anterior, da nossa crescente dependência tecnologica, seja a nível pessoal como a nível profissional, mas apesar do peso e necessidade de tecnologias ligadas à Internet, ainda é o Homem que a controla e a define.

A ideia global do fascionio da Internet, tem a ver, do meu ponto de vista, com a capacidade de substituir diversos instrumentos de comunicação, diversas formas de trabalhar e de relacionar, e de entreter também. Estas multiplas capacidades da Rede, podem alterar as próprias competências e atitudes das pessoas, e em relação à geração que nasce agora (inicio do secúlo XXI) já vão ter outra formas de socialização, de produção e de comunicação que as gerações que nasceram no século XX não tem, pelo menos de forma total. Resta a estas gerações adaptarem-se....ou então sentirem-se excluídos pessoal e profissionalmente dentro de alguns anos.

No comments: