Saturday, October 27, 2007

Rectificação porreira


O primeiro-ministro português José Socrates e o Presidente da Comissão Europeia ficaram contentes com a aprovação do novo Tratado da UE. Socrates salientou a sua satisfação com um expressivo "Porreiro pá!" junto de Durão Barroso e de outros convivas desta vitória (ainda não concretizada) política.

A verdadeira operação de aceitação deste Tratado é feito em cada Estado-membro da UE. Durante 2008 todos os países da UE, irão prenunciar a sua aprovação ou reprovação deste Tratado acordado em Lisboa em Outubro de 2007. Penso que os chefes de Governo e os membros da Comissão Europeia cantaram demasiado cedo a vitória. Esperemos pelo final de 2008, para confirmar-mos se temos uma Europa unida politicamente.

Familias no Poder


Existem dois casos, em dois países muito diferentes, com familias diferentes, que retratam o "rículo" na politica - o casal Kirshner na Argentina e os irmãos Lech Kaczynski e Jarolaw Kaczynski na Polónia.

É, no minimo, legitimo estranhar as relações que se estabeleçem entre a ocupação de cargos de poder público e politico e as relações familiares. Será saudável...?

Apetece-me colocar algumas questões sobre este assunto...!

1º - Estas duas familias movem-se por necessidade ou por crenças e designios sociais e políticos?

2º - Será que as suas motivações e estratégias politicas tem inspiração monárquica, nomeadamente relacionada com a époda Absolutista vivida na Europa do seculo XVIII?

3º - Os seus filhos e descendentes irão ocupar os seus lugares ou lugares próximos aos seus?

4º - Quais são os seus apoiantes? Será que são familiares também? Ou gostariam de ter uma relação familiar, com as familias em causa?

Não tenho elementos que consigam responder a estas questões, e enquanto eu não for devidamente esclarecido, ficam as dúvidas.

Os irmãos foram politicamente derrotados nas eleições legislativas polacas de 21 de Outubro deste ano, depois de terem ocupado 2 anos no poder, inseridos numa coligação governamental.

Nestor Kirshner está a abandonar a Presidência da Argentina, e a sua mulher Cristina, que foi uma espécie de "primeira-ministra sombra" nos últimos 4 anos, prepara-se para ir a sufrágio e ganhar as eleições. A escritora Olga Wornat, autora da biografia não-autorizada “Rainha Cristina”, destaca que os dois são uma perfeita parceria mobilizada pela sede de poder. “Um poderoso dueto que sabe muito bem o que quer”. E assim vai a vida política na Argentina...!

Saturday, October 13, 2007

Sentimento Sagrado


A data de 13 de Outubro é sagrada para muitos católicos. Festeja-se hoje 90 anos (foi em 1917) sobre a segunda aparição da Mãe de Cristo a um grupo de pastorinhos e de milhares de pessoas, em na localidade de Fátima, a mais de 100 km da capital portuguesa, Lisboa.

Não sou católico, mas não deixo de ficar impressionado com a quantidade de pessoas que se dirigem nesta data (e outra em Maio), ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Podemos observar manifestações emocionadas, que as próprias pessoas, que as manifestam, não sabem exactamente o que as provacam. Há nisso um certo misticismo e inocencia, talvez adequados ao Sagrado, ao Religioso.

Em locais como este Santuário é que podemos crer que o Homem, não se manifesta apenas em carne, mas também em alma, em sentimentos. E afirmo isto, sem ter crenças católicas, mas assumidamente sou Cristão.

Nobel da Paz de 2007 - Al Gore ou a Causa Ambiental?


Inicie-mos pelo facto - o prémio Nobel da Paz foi atribuído este ano ao ex-Vice-Presidente dos EUA, Al Gore. Seguramente, que ele se sente horando e feliz por esta distinção. Este prémio irá dar-lhe mais visibilidade e capital politico, mesmo que o próprio premiado, coloque estas consequências em segundo plano.

Se este prémio tiver efeitos, na opinião publica sobre a realidade ambiental e as prevenções e modificações que tem que ser feitas pelos responsáveis politicos, empresariais e cientificos, então eu sentirei mais esperança no futuro sustentável do nosso planeta. Se Academia Sueca, com este pémio atribuido a Al Gore, quiser premiar as preocupações ambientais, então a Academia Sueca, também está de parabens. Premiar a Paz utilizando o Ambiente - ...antes tarde que nunca!